FILOSOFIA LEAN NA LOGÍSTICA | TW Transportes

30 de novembro de 2022

FILOSOFIA LEAN NA LOGÍSTICA

MKT TW

Autor

A Filosofia Lean busca melhorar a produtividade, visando a qualidade do produto,...

A Filosofia Lean busca melhorar a produtividade, visando a qualidade do produto, com foco nas pessoas. Ela surgiu na indústria automobilística e, com o sucesso das ações, seu conceito acabou sendo adotado por vários outros setores. Mas como o Lean se encaixa no setor de logística, que trabalha com prestação de serviços, não com produtos?

É o que vamos trabalhar neste artigo. Acompanhe!

A Filosofia Lean

Os primeiros conceitos do Lean surgiram na indústria automobilística, com a montadora Toyota, que focou sua produção para as necessidades individuais dos clientes, saindo da chamada produção em massa para uma produção mais enxuta, sem grandes estoques. O Sistema Toyota de produção ficou conhecido pela busca em melhorar a qualidade no processo, com menor custo e em tempo mais curto, através da eliminação de desperdícios.

Aqui surgem os conceitos de Just In Time, que visa a produção na quantidade exata de um produto, de acordo com a demanda, de forma rápida e sem a necessidade da formação de estoques; e o conceito Jidokaque trabalha a automação, fornecendo às máquinas e aos colaboradores a capacidade de identificar e solucionar um problema.

O Sistema Toyota de Produção passou a ser estudado e implementado por outras montadoras com sucesso. Na década de 80 o conceito começou a ser adaptado para outros setores como serviços, agricultura e saúde e passou a ser conhecido como Lean System, que significa Sistema Enxuto.

Lean na Logística

Centro de Distribuição - CD CIO TW Transportes

No setor de logística, a implementação do Lean também gera ótimos resultados com a melhoria dos processos, redução de custos e aumento do engajamento dos colaboradores. 

A aplicação das diversas técnicas e ferramentas do Lean permite às empresas de logística conquistar os resultados esperados, melhorando o desempenho da organização o que melhora a competitividade no mercado, sempre valorizando o ser humano como peça fundamental.

Para o Diretor Operacional da TW Transportes e Logística, o Lean System traz muitos benefícios, como o aprimoramento dos resultados, o aumento da eficiência, os processos enxutos, a redução de custos e a entrega de produtos e serviços que realmente agregam valor ao cliente. “A TW sonhou por muitos anos em trazer as práticas Lean para o seu dia a dia, porém soube aguardar o momento e a maturidade organizacional para dar início a implementação. E após pouco mais de dois anos do início, nota-se que os objetivos estão se efetivando, inclusive com a busca pela melhoria contínua, que está ligada diretamente ao engajamento das equipes, tornando cada um de nossos colaboradores um agente de mudança”, afirma Alexandre Krümmel.

A Coordenadora do Projeto Central do Lean na TW, Ana Paula Milani, acredita que, em meio a um mercado cada vez mais concorrido, a inserção de novas práticas que agregam valor ao serviço, são grandes diferenciais. “A execução de processos enxutos, acompanhados de método para melhora da eficiência operacional, tratamento e redução de perdas e custos e melhora no nível de serviço são os principais benefícios que o Lean oferece para a logística”, afirma Ana.

Mas como mensurar os efeitos do Lean na prestação de serviços?

LEAN - Gestão a vista

Diferente da indústria, onde os produtos são testados e aprovados, na prestação de serviços a avaliação do Lean é mais complexa. Mas os resultados, podem sim, ser mensurados através de indicadores de desempenho e dos projetos realizados.

Na logística, por exemplo, a padronização de processos operacionais gera melhoria contínua, com redução de perdas, otimizando os resultados da empresa. E esses resultados podem ser medidos e avaliados, demonstrando se a Filosofia Lean está sendo entendida e aplicada pelos colaboradores.

A TW já obteve resultados importantes desde a implantação do Lean em 2019, como o aumento da qualidade. Nesse contexto, se destaca o amadurecimento na forma de abordagem e tratamento dos problemas pelas equipes que já estão inseridas no Lean. A etapa de investigação, análise e execução de ações corretivas vem acontecendo de forma assertiva e com menor prazo nestas equipes.”Já tivemos a realização de aproximadamente 10 projetos de Lean Office, e ações em todas as Unidades da TW”, comenta Ana Paula Milani.

A avaliação da Coordenadora do Projeto Central do Lean é de que, a partir da implantação dessa filosofia na TW, a empresa passou a executar práticas de gestão diária, permitindo que a área operacional e a parte administrativa tenham em mãos o resultado das atividades a cada dia, gerando maior agilidade no tratamento e na correção de problemas. Para ela, outro grande benefício é a mudança cultural. “A partir do momento que um colaborador é inserido na filosofia Lean, nunca mais ele perceberá o seu trabalho com os mesmos olhos. A prática da melhoria contínua passa a fazer parte na organização e na execução do seu trabalho onde os problemas começam a ser vistos como oportunidades de melhorias”.

Para o Diretor Operacional da TW, um dos maiores resultados foi ter conseguido implementar o Lean em todas as unidades próprias da empresa, iniciando uma mudança no formato de pensamento e atitude dos gestores e colaboradores, onde a forma de ver os processos a as oportunidades de melhoria de forma proativa e sinérgica entre áreas e setores já é uma realidade.

"Esta mudança de comportamento traz resultados significativos na ampliação da produtividade e consequente redução de custos, na melhoria de processos que impactam diretamente nos resultados da companhia e na qualidade percebida pelos clientes”.

Comemora Alexandre Krümmel.

O Lean System, além de apresentar vantagens para as empresas, também ajuda no desenvolvimento do potencial dos colaboradores, já que o respeito às pessoas faz parte da filosofia, assim como a escuta dos envolvidos nos processos.

Isso ajuda na percepção de valor por parte dos clientes, o que gera uma confiança ainda maior para a empresa no mercado que atua.

E o futuro do Lean na TW tem um horizonte de fortalecimento da cultura nas unidades próprias e corporativo, com a ampliação do número de grupos de trabalho para o fortalecimento das práticas. “E temos o sonho de levar essas boas práticas para nossos parceiros, isso é, levar o Lean para as nossas mais de 80 agências do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, que são nossos representantes na maior parte das regiões atendidas pela TW”, adianta Krümmel.

Pense Lean, pense TW Transportes!

TW CADA VEZ MAIOR E MELHOR

Preparado para o fim de ano? Período exige um bom planejamento logístico para não correr riscos

Você no centro da experiência